UFCG esteve representada em congressos nacionais e internacionais no mês de novembro

A Universidade Federal de Campina Grande esteve representada em dois grandes eventos relacionados à Química nos últimos dias. O primeiro deles, ainda no Brasil, foi o 59º Congresso Brasileiro de Química (CBQ), realizado em João Pessoa. O segundo foi o AVEVA World Conference, em Orlando, nos Estados Unidos, organizado pela multinacional britânica de tecnologia, indústria e informação Aveva, com sede em Cambridge, Reino Unido.

“Foram semanas com tantas coisas boas acontecendo, que fica difícil até enumerar. O Congresso Brasileiro foi um evento enorme, saímos de lá encantados com a organização, a participação da comunidade científica. Sensacional. Já nos Estados Unidos, tive a oportunidade de me reunir com o pessoal da Aveva, com quem temos várias parcerias, e ter contato com tecnologias de ponta, tudo de mais recente que está sendo aplicado na indústria. É uma bagagem imensa que trago de volta para ser aplicada na UFCG, e que não para de crescer”, contou o professor Heleno Bisco, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química (UAEQ/CCT/UFCG), que palestrou em ambos os eventos.

Professor Heleno ainda espera a finalização de processo interno para arrumar as malas mais uma vez. Ele foi convidado para realizar um pós-doutorado com foco nos temas relativos a modelagem, simulação e controle de processos na Universidade da West Virginia (EUA).

UNIVERSIDADES PARAIBANAS NO TOPO

Esta semana, a Assessoria de Assuntos Econômicos do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) divulgou o ranking nacional de depósito de patentes, e a UFCG está em segundo lugar no país, atrás apenas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O resultado também foi abordado nos eventos. “Foi um resultado surpreendente. Alguns organizadores dos eventos vieram conversar e me parabenizar, em nome da UFCG. Comentaram que hoje somos exemplo perfeito da interação necessária entre empresa e universidade. Isso nos deixa muito felizes e mostra que a Universidade está com reconhecimento nacional e internacional”, comentou o professor. “Ainda apresentei um resumo sobre nosso programa acadêmico em uma disputa no evento, e ficamos entre os três melhores. A UFCG e duas empresas. Isso é importante demais”, finalizou, lembrando que a UFCG era a única universidade da América Latina no evento.

A UFCG também se fez presente na organização de um dos eventos, o Congresso Brasileiro de Química, através do professor Aldre Jorge Morais Barro, que também é um dos coordenadores do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnológica (NITT).

“O CBQ é uma organização da Associação Brasileira de Química, instituição que está prestes a completar 100 anos. É um trabalho muito sério, o congresso vem sendo organizado há mais de um ano e foi um sucesso, contou com mais de mil trabalhos apresentados, pessoal do Brasil e também de fora. As próximas edições, inclusive, já estão sendo aprimoradas: será em Natal no próximo ano, e no Rio de Janeiro em 2022, juntamente com o Congresso Iberoamericano”, explicou o professor.