UFPB e UFCG lideram ranking nacional de depositantes de patentes

As universidades federais da Paraíba (UFPB) e de Campina Grande (UFCG) lideram o ranking nacional de depósito de patentes. Esse foi o resultado divulgado pela Assessoria de Assuntos Econômicos do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), ligado ao Ministério da Economia, na última quinta-feira (14/11). A UFPB está na ponta da lista, com 94 pedidos registrados no último ano, enquanto a UFCG, em segundo, registrou 82 pedidos.

Em 2017, a liderança estava com a Universidade Estadual de Campinas, que passou para quinta colocada, com 50 pedidos de patente em 2018. Já a Universidade de São Paulo (USP), que ocupava a quinta posição, caiu para o sexto lugar no ranking (47 pedidos).

“Esperávamos o resultado, pois trabalhamos com muita energia para alcançá-lo e seguimos fazendo isso. Os resultados estão vindo ano após ano, e com certeza ficamos muito felizes de poder colocar o nome da UFCG, e acima de tudo o da Paraíba, no topo”, comemorou o professor Nilton Silva (UAEQ/CCT), diretor do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT) e diretor geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTc/PB).

Dos vinte maiores depositantes residentes de patente de invenção, dezoito são instituições de ensino e pesquisa e apenas duas empresas se destacaram: a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), em quarto lugar, subindo 22 posições em relação a 2017; e a CNH Industrial Brasil Ltda, na 12ª posição, caindo cinco colocações.

Para conferir o ranking do INPI na íntegra, acesse o link abaixo:

No início deste ano, em ranking dos estados, a Paraíba já se destacava, liderando a disputa regional.

(Ascom CCT, com informações do INPI)