UFCG ASSUME LIDERANÇA COMO MAIOR INVENTORA DO PAÍS E GANHA DESTAQUE NACIONAL

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi considerada a instituição brasileira que mais fez pedidos de registro de patentes por invenção no país em 2020. O ranking é do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e aponta que a universidade desbancou empresas e universidades de orçamento bilionário e se tornou a maior inventora do país.

Em 2020, a UFCG depositou no INPI 96 invenções, um número de registros até mesmo maior que o da Petrobras – que ficou na segunda posição, com 79 registros no ano passado.

Entre os registros, vale o destaque para o Certbio (Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste), que possui oito patentes depositadas no INPI – duas delas em processo avançado no TRL (Technology Readiness Level) que representa o nível de maturidade tecnológica de determinada iniciativa. Além disso, o Certbio atuou na produção de uma máscara de proteção contra o vírus da COVID-19 a base de quitosana – um dos polímeros naturais mais pesquisados no mundo para uso como biomaterial – que representou uma grande conquista e inovação para a UFCG, sendo homenageada recentemente em Sessão Solene na Câmara Municipal de Campina Grande.

Com a classificação no INPI, a UFCG também foi destaque na imprensa nacional pela sua atuação no desenvolvimento tecnológico e inovação enquanto instituição pública em uma matéria no portal da UOL. Para conferir a matéria completa acesse aqui.