CÂMARA MUNICIPAL HOMENAGEIA LABORATÓRIO CERTBIO EM SESSÃO SOLENE

Nesta sexta-feira (15/10) a Câmara Municipal de Campina Grande homenageou os pesquisadores do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CERTBIO) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A homenagem aconteceu em Sessão Solene no Plenário da Casa e contou com a presença de vereadores, pesquisadores, amigos e familiares, além da imprensa local, sendo presidida pelo vereador Marinaldo Cardoso, e de autoria da vereadora Dona Fátima.

O Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CERTBIO) foi representado pelo professor Dr. Marcus Vinícius Lia Fook, coordenador geral do laboratório da UFCG. Além disso, a universidade ainda esteve representada na pessoa do professor e Vice-Reitor Mário Eduardo Rangel e do Vice-Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) professor Dr. José de Arimateia Fernandes.

O CERTBIO foi homenageado pela sua grande contribuição científica para a sociedade, em especial durante o contexto da pandemia da COVID-19, onde teve grande atuação com o projeto “Proteção no Combate à Covid-19: Inovação no desenvolvimento de Máscara Cirúrgica” no qual o laboratório desenvolveu uma máscara cirúrgica biodegradável à base de quitosana, com material capaz de reter o vírus e matá-lo.

A quitosana é obtida do esqueleto externo de crustáceos, insetos ou fungos. O CERTBIO fez uso da quitosana extraída do camarão fruto de uma parceria realizada com pescadores do litoral paraibano. O resultado foi uma máscara eficiente com um bloqueio químico capaz de aniquilar o vírus a um custo baixíssimo de produção.

“No inicio da pandemia, houve um aumento no preço das máscaras que já eram comercializadas, além de uma escassez dos insumos utilizados para fabricar as máscaras. Visando isso, nós do laboratório CERTBIO desenvolvemos uma máscara em que pegamos o TNT convencional, que não é indicado para utilização em máscaras, e aplicamos uma barreira química utilizando a quitosana. Então, esse tecido convencional passou a ser adequado para proteger as pessoas, com uma proteção a mais,” explicou a pesquisadora do projeto Taynah Pereira Galdino ao falar da eficiência da quitosana enquanto barreira química aplicada nas máscaras.

Para o também pesquisador e integrante do projeto Kleilton Oliveira Santos, a realização de uma Sessão Solene para homenagear a produção do CERTBIO “é de grande importância – a possibilidade de poder mostrar para a sociedade o que fazemos dentro da universidade e retribuir de forma prazerosa é primordial”.

Confira alguns momentos do evento abaixo: