PROFESSORES DA UAEQ TÊM ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTA INTERNACIONAL DE RENOME

Os professores Heleno Bispo e João Manzi da Unidade Acadêmica de Engenharia Química da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) tiveram um artigo publicado em uma revista científica internacional. O artigo intitulado Equivalence Between Minimun Entropy and Exergy Applied to CSTRs trata de um estudo comparativo entre duas técnicas de avaliação e otimização termodinâmica e validado através do software AVEVA PRO II. O artigo faz um estudo matemático comparativo entre duas técnicas de otimização termodinâmica utilizando conceitos de Entropia e Exergia. Embora seja um estudo teórico, a pesquisa valeu-se do software de simulação AVEVA PRO II para demonstrar a factibilidade do estudo. A publicação foi realizada na revista Chemical Engineering & Technology com padrão de publicações considerado Qualis CAPES A1. Para o professor Heleno, a publicação do artigo é uma conquista para a UFCG e pode ser considerada “uma boa resposta para uma temática com poucos grupos no mundo que participam desse tipo de investigação”.

Além disso, o professor Heleno Bispo – juntamente com o professor Jailson Nicácio (UAEQ) e os alunos Willy Araújo e Marcílio Máximo (PPGEQ) – foi convidado a ter outro artigo publicado na Digital Chemical Engineering da Elsevier, relativo ao desenvolvimento de um gêmeo digital a partir de uma coluna de destilação disponível na UAEQ utilizando o software de simulação dinâmica AVEVA DynSim. Em outras palavras, a pesquisa foi capaz de desenvolver no mundo digital um modelo dinâmico representativo de uma coluna de destilação real. O artigo apresenta resultados com confiabilidade estatística acima de 95% e foi publicado em uma edição especial da revista: Emerging Stars. “Foi uma grande surpresa ter sido convidado e acredito que pode ter sido fruto da participação nos eventos do AIChE que tenho ido anualmente nos Estados Unidos,” afirma o professor Heleno. No ano passado, o professor teve a oportunidade de participar do evento AIChE em Phoenix, Arizona, com apresentação de três trabalhos, além de moderação de duas sessões enquanto representava a UFCG em âmbito internacional.

Apesar da revista Chemical Engineering Technology não disponibilizar livre acesso ao seu conteúdo, o resumo e o artigo podem ser acessados aqui. Já a revista Digital Chemical Engineering é open-source e disponibiliza o artigo publicado para download aqui.