PROFESSOR DA UFCG PARTICIPA DA REALIZAÇÃO DE EVENTO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA QUÍMICA

O professor Heleno Bispo da Unidade Acadêmica de Engenharia Química da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi convidado para participar do AIChE Annual Meeting – evento considerado um dos maiores na área de Engenharia Química do mundo. O evento acontece de 13 a 18 de novembro na cidade de Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos.  No evento instituições renomadas e grandes empresas multinacionais podem compartilhar trabalhos e ideias visando a integração de grupos envolvendo a Engenharia Química.

O professor Heleno já teve a oportunidade de participar do evento na edição de 2021, quando teve a oportunidade de estar próximo a trabalhos que estão contribuindo para a modificação e renovação de toda a estrutura de produção através do uso integrado de tecnologia habilitadoras e emergentes. Além disso, o professor apresentou trabalhos que estão sendo desenvolvidos através de uma parceria firmada entre a UFCG, a West Virginia University, a multinacional britânica do setor de tecnologia AVEVA, além da fabricante de softwares OSIsoft. Na ocasião, o professor pode demonstrar toda a capacidade profissional da UFCG frente aos desafios da Indústria 4.0.

Já para este ano, Heleno deve compor duas sessões – “Systems and Process Control – Modeling, Control and Optimization Applications” e “Systems and Process Control – Data-Driven Dynamic Modeling, Estimation and Control II” – ambas atuando como mediador no evento.

Além disso, o professor encaminhou três trabalhos desenvolvidos com o grupo de pesquisas da UFCG – IRIDIUM – os quais foram selecionados para apresentação oral. São eles:

1.            Comparative Study for Evaluation of Thermal Integration Projects Based on Pinch Technology (Next-Gen Manufacturing in Chemical and Energy Systems);

2.            Development and Application of Customized Symbols in PI Vision for KPI Monitoring Based on the Greenscope Methodology (Session: Future of Manufacturing and Emerging Technologies);

3.            Title: Business Intelligence: A Case Study of a Chemical Plant (Session: Industry 4.0, Digital Twins, and Digital Transformation).

A participação do professor Heleno Bispo enquanto representante UFCG tem como objetivo demostrar a capacidade e preocupação da instituição em estar em sintonia com o melhor do estado da arte e do estado da técnica, contribuindo para o aumento da representatividade da UFCG no cenário global.