CAPES DIVULGA RESULTADOS DA AVALIAÇÃO QUADRIENAL 2017-2020

A CAPES divulgou nesta segunda-feira, 19/12, os resultados da Avaliação Quadrienal 2017-2020. Dos 4.512 programas de pós-graduação (PPG) stricto sensu (mestrado e doutorado) avaliados, 34% aumentaram a nota, 54% se mantiveram no mesmo patamar e 4% tiveram redução. A nota atribuída a cada PPG vai de 1 a 7, sendo que 3 é o mínimo para o seu funcionamento. No Nordeste, o número de programas de excelência (notas 6 e 7) passou de 37 para 60 programas, um aumento de 62%.

A comissão julgadora da avaliação foi composta por 1.808 consultores e acompanhada por 147 coordenadores de área — três por área de avaliação. Do total de programas avaliados, 1.448 do Colégio de Ciências da Vida, 1.545 do de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar e 1.508 do de Humanidades, além de 11 Programas Profissionais para a Formação de Professores da Educação Básica.

Foram informadas, no quadriênio, 4,7 milhões de produções intelectuais. Destas, 280.716 foram destacadas pelos programas como os seus melhores produtos, para que pudesse ser feita uma análise mais qualitativa.

Os objetivos da Avaliação Quadrienal são traçar um retrato da pós-graduação brasileira no quadriênio, como também verificar o desempenho e zelar pela qualidade dos PPG acadêmicos e profissionais. O procedimento também avalia se as metas educacionais foram atingidas, bem como a qualidade da formação de mestres e doutores por esses programas. O trabalho analisa ainda a produção intelectual e, a partir de um diagnóstico, contribui para a evolução e melhoria desse cenário.

Os programas que compõem o Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande obtiveram os seguintes resultados segundo a avaliação:

Engenharia Mecânica (Mestrado) – 3

Matemática (Mestrado) – 4

Matemática (Mestrado PROFMAT) – 5

Matemática (UFPB/UFCG – Doutorado) – 5

Engenharia Química (Mestrado/Doutorado) – 4

Engenharia de Processos (Doutorado) – 4

Design (Mestrado) – 4

Física (Mestrado) – 4

Engenharia de Materiais (MestradoDoutorado) – 6

É importante destacar que o programa de Engenharia de Materiais obteve conceito de excelência (nota 6) na avaliação quadrienal dentre os programas do CCT.