PÓS-GRADUAÇÃO EM ENG. DE MATERIAIS OBTEVE CONCEITO 6 NA AVALIAÇÃO QUADRIENAL DA CAPES

O curso de pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) obteve Conceito 6 no resultado preliminar da avaliação quadrienal  (2017-2020) feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). O Desempenho equivale aos padrões internacionais de excelência.

Cinco programas do CCT mantiveram seus conceitos. São eles: Matemática (4), Matemática em parceria com a UFPB (5), Engenharia Química (3), Engenharia de Processos (3) e Engenharia Mecânica (3). Já o curso de Design elevou sua nota para conceito 4.

O coordenador geral de Pós-Graduação da UFCG, Carlos Santos, parabenizou todos os cursos que se mantiveram ativos e produtivos durante um período tão desafiador como a pandemia da COVID-19 e destacou o nível de excelência nacional e internacional que os cursos de Engenharia Elétrica e de Ciência e Engenharia de Materiais alcançaram. “Parabenizamos também os cursos que subiram de nível e destacamos que a PRPG não medirá esforços para auxiliar os Programas na busca pela excelência para a próxima avaliação quadrienal”, ressaltou.

“A PRPG estará acompanhando de forma mais próxima os programas que tiveram conceitos baixos, buscando uma constante autoavaliação, planejamento estratégico, gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção intelectual, seja ela bibliográfica, técnica e artística”, acrescentou.

Por se tratar de um resultado preliminar, os cursos podem entrar com pedidos de reconsideração até 3 de outubro. O resultado final sairá em dezembro.

Confira abaixo o relatório dos programas de pós-graduação dos Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) com seus respectivos índices de avaliação da CAPES.