Grupos de pesquisa da UFCG fazem intercâmbio on-line com pesquisadores da Univ. de West Virginia

Em meio à quarentena por conta da pandemia da Covid-19 em todo o mundo, grupos de pesquisa da UFCG e da West Virginia University estão aproveitando o tempo em casa para trocar conhecimentos técnicos sobre pesquisas que já estão em andamento. Os encontros são mediados pelo professor Heleno Bispo, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química, que está nos Estados Unidos realizando estudos de Pós-Doutorado na área de modelagem, simulação e controle de processos.

“O isolamento não tem sido uma tarefa fácil, e nada substitui o contato pessoal, ao vivo. Mas estamos mantendo uma rotina de atividades bem interessante. Estou conseguindo um envolvimento muito grande dos meus alunos de grupos de pesquisa na UFCG com trabalhos em desenvolvimento aqui, e vice-versa, desde projetos em níveis de Graduação até Doutorado”, explicou o professor. “Além das áreas de pesquisa com que já trabalhamos em Campina, estamos inserindo os alunos em novas áreas, temos reuniões quase que diárias, e com certeza sairemos desse período difícil de isolamento com muito mais experiência e aprendizado”, completou.

Esta semana, inclusive, o professor foi um dos que estiveram à frente do BioCON 4.0, uma conferência on-line sobre Bioprocessos, Controle, Otimização e Indústria 4.0. O evento foi uma iniciativa da UFCG, WVU e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP), essas últimas representadas pelos professores Fernando Lima e Marcelo Ribeiro, respectivamente.

Estudantes campinenses também participaram. “Foi uma experiência incrível. Nosso grupo já desfruta de algumas parcerias internacionais, mas poder compartilhar conhecimento e aprender diretamente com pesquisadores de diversos países foi muito enriquecedor. É gratificante ver nosso trabalho sendo reconhecido num evento científico desse nível. Muito bom também ver a ciência brasileira ser protagonista a nível internacional. Isso demonstra o comprometimento e a qualidade de nossos pesquisadores”, contou Arianne Barros, aluna de doutorado na UFCG e que está trabalhando em projetos em parceria com os professores Dr. Fernando Lima e Brent Bishop, ambos pesquisadores na WVU.