Universidades e Empresas da Paraíba trabalham juntas na confecção de materiais para profissionais de saúde no combate ao Covid-19

A Universidade Federal de Campina Grande está fazendo parte de um projeto que visa confeccionar materiais para o combate à pandemia do Coronavírus. O Laboratório de Materiais e Estruturas Ativas (LaMMEA) e o FabLab UFCG Brazil estão atuando em parceria com as Universidades Estadual e Federal da Paraíba, além de outras instituições e empresas privadas para confeccionar máscaras e entregar a profissionais de saúde diretamente envolvidos no combate ao Covid-19.

Ao todo, mais de mil equipamentos de proteção individual já foram distribuídos gratuitamente a hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Corpo de Bombeiros e Serviços de Atendimento Móvel (SAMUs) as regiões de Campina Grande, João Pessoa, Cariri e do Sertão.

“Havia algum material disponível no laboratório, e estamos em contato com a reitoria para providenciar mais. A fabricação de suportes está sendo feita em casa, todos os colaboradores ajudando nesse momento tão difícil. Na fase seguinte, repassamos tudo para o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que procedem com a montagem das máscaras”, explicou o professor Johannes Derks, coordenador do FabLab/UFCG.

LEIA TAMBÉM: Nutes UEPB entrega cerca de mil protetores faciais a profissionais de saúde que atuam no combate à Covid.