UFCG SERÁ A PRIMEIRA UNIVERSIDADE DA PARAÍBA A TER UMA DISCIPLINA SOBRE “FELICIDADE”

A disciplina chamada “Ciência da Felicidade” será ofertada no período 2022.1 no curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O professor Carlos Thiago Candido Cunha, coordenador do curso e responsável pela disciplina, afirma que várias universidades do país já tem ofertado conteúdo semelhante, sendo a UnB a pioneira no Brasil.

O professor Carlos ainda descreve que a disciplina da UFCG, diferentemente de outras ofertadas pelo país, aborda a analogia entre o comportamento humano e a ciência dos materiais: “É comum termos como o stress, resistência e resiliência, por exemplo, serem empregados nas ciências humanas, no entanto, eles têm sua origem na ciência dos materiais. Assim, além de compreender melhor esses fenômenos, os alunos poderão através dessa abordagem, participar de experiências que promovam a melhoria do bem-estar e do desempenho acadêmico. Vamos criar o jeito ‘Materiais’ de ser feliz!”

A referência citada pelo professor é de uma das referências bibliográficas adotadas: o livro “O jeito Havard de ser feliz” de Shawn Achor. A disciplina, tem inspiração nos modelos adotados pelas universidades de Harvard e Yale, nos Estados Unidos, e possui o objetivo de proporcionar aos alunos descobertas e potencializá-las em sua vida pessoal, acadêmica e no mercado de trabalho.

Outros temas também estão previstos no plano de curso como neurociência, inteligência emocional, gestão e equilíbrio nas relações humanas, princípios de liderança e trabalho em equipe.

“A cobrança para os jovens é gigantesca e os desafios que surgem ao longo da vida parecem muitas vezes intransponíveis. Não saber lidar com tantas demandas, tem gerado quedas no rendimento acadêmico e um auto índice de evasão, principalmente nos cursos de engenharia.” – acrescenta  o professor Carlos. A disciplina Ciência da Felicidade já consta como componente curricular optativo do curso e estará disponível para matrícula no próximo período 2022.1.