UFCG RETOMA AULAS PRESENCIAIS NA PRÓXIMA SEGUNDA

Após dois anos sem atividades acadêmicas presenciais devido às medidas de segurança para o combate à propagação da Covid-19, a Universidade Federal de Campina (UFCG) se prepara para receber os alunos na próxima segunda-feira, dia 2, com início do Período Letivo 2021.2, cujas atividades serão ofertadas prioritariamente na modalidade presencial, podendo, excepcionalmente, ser ofertado componente parcialmente presencial ou remoto.

Para um momento tão especial, a Reitoria juntamente com as pró-reitorias de Ensino (PRE), de Pesquisa e Extensão (Propex) e de Assuntos Comunitários (PRAC) e demais setores do campus sede prepararam atividades de acolhimento para receber os estudantes.

Ansiedade e comprometimento, resume o reitor Antônio Fernandes sobre sua expectativa quanto ao retorno às atividades acadêmicas presenciais. “Ansiedade, pela consolidação do que planejamos com esmero – a prática do trabalho desenvolvido pela administração central para o acolhimento dos nossos estudantes. E, comprometimento, com a segurança sanitária – somada às ações de assistência estudantil e à humanização do atendimento aos nossos alunos em suas demandas. As nossas boas-vindas têm na sua essência votos de um feliz recomeço, mesmo aos que iniciam sua vida acadêmica, pois este é o sentimento deste tempo. Que a nossa comunidade retome seus passos no ambiente acadêmico, nos nossos campi, com a esperança renovada e a certeza de que superaremos juntos os desafios deste novo caminhar”, declarou.

A pró-reitora de Ensino, Viviane Ceballos, conta que o setor tem adotado serenidade e cautela para garantir um retorno seguro que preserve a saúde de todos. “Para o próximo período letivo 2021.2, a UFCG se preparou consultando seus discentes e docentes sobre as condições de retorno à presencialidade, a exemplo do mapeamento sobre a vacinação, moradia, uso de e transporte público, sobretudo, da comunidade discente. Os dados da consulta propiciaram o debate com os membros da Câmara Superior de Ensino (CSE) e a elaboração da Resolução N° 06/2022. Nesse contexto, a PRE dá as boas vindas à sua comunidade acadêmica”.

“Será um momento especial de reencontro da comunidade acadêmica”, adianta a pró-reitora de Assuntos Comunitários, Angélica Sátyro, que informou que está sendo preparada uma recepção especial para os estudantes. “A UFCG receberá os discentes com música, muita alegria e com um local especial que faz alusão aos 20 anos da UFCG. Será um espaço para os estudantes registrarem o retorno nas suas redes sociais. Na cidade do Maior São João do Mundo, um trio de forró pé-de-serra fará uma apresentação, garantindo muita animação para nossos estudantes”, revela.

A acolhida será conduzida pela pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Gisetti Brandão. Ela informa ainda que serão divulgados vídeos nas redes sociais em que a gestão superior dará as boas-vindas à comunidade acadêmica. Haverá cartazes com QR Code com o mapa do campus e informações sobre a estrutura da UFCG, facilitando o deslocamento dos estudantes, especialmente daqueles que ingressaram na instituição durante a pandemia e, por isso, não vivenciaram o ensino presencial. “Após essa acolhida na entrada do campus, vamos direcioná-los para os seus centros de Ensino e unidades acadêmicas, que realizarão suas respectivas recepções”, diz.

(Ascom UFCG)