UFCG REALIZA O 18º ERGODESIGN E USIHC – EVENTO SOBRE ERGONOMIA E USABILIDADE NO DESIGN

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus do Agreste, realiza nesta segunda-feira (07/03) o 18º ErgoDesign (Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-tecnologia: produtos, informação, ambiente construído e transportes) e o USIHC (Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-computador). O evento acontece de forma remota até a próxima quinta-feira (10/03) e está sendo transmitido pelo Youtube para o público em geral.

Tendo como tema A vez do Design?, o evento buscará debater o momento atual, em que o digital se tornou essencial, o ser humano se viu dentro de um novo processo, talvez irreversível para a sociedade, de questionamento se o design está realmente centrado no usuário.

O evento é organizado pela Unidade Acadêmica de Design (UAD) da UFCG, pelo Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste (NDC/CAA/UFPE) e pelos programas de Pós-Graduação em Design da UFCG e UFPE, tendo os professores Dr. Itamar Ferreira e Dra. Isis Tatiane de Barros no Comitê Organizador Local e os professores Dra. Germannya D´Garcia e Dr. Lourival Costa Filho na Coordenação do Comitê Científico.

A programação contará com debates, palestras, mesas redondas, estudos de caso e apresentação de artigos, abordando os seguintes eixos temáticos:

Ergodesign

Experiência do Usuário: Produto e Ambiente Construído;
Metodologia Ergonômica no Projeto de Produtos;
Acessibilidade do Ambiente Físico;
Design Inclusivo / Design Universal;
Análise Ergonômica de Posto de Trabalho;
Sistemas de Comunicação: Sinalização e Instrução.

USIHC

Design de Interfaces;
Arquitetura de Informação;
Metodologia Ergonômica no Projeto de Sistemas Digitais;
Experiência do Usuário e Interfaces Digitais;
Interação em Dispositivos Móveis (interfaces mobile);
Acessibilidade e Projeto Inclusivo em Sistemas Digitais.

Para acessar a transmissão do evento no Youtube clique aqui.