UFCG realiza consultas a alunos e professores estratégias de educação remota

A Universidade Federal de Campina Grande, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, está realizando duas consultas. Uma delas se volta à comunidade discente; a outra é dirigida à comunidade docente. Ambas consistem em uma forma de sabermos acerca da condição daqueles segmentos da nossa comunidade em relação ao acesso à internet e a tecnologias de informação e comunicação, bem como a sua condição ou o seu desejo de aderir a estratégias de educação remota.

O objetivo das consultas é o de, ao lado de outros elementos, subsidiar a administração da UFCG quanto ao seu planejamento e à sua organização institucional e curricular enquanto estamos sob a pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) e quando a superarmos. Planejar ou executar ações sem ouvir a voz da comunidade é um equívoco que não deve ser cometido.

Cabe lembrar que as consultas possuem como referência, no que diz respeito à educação remota, o Parecer CNE/CP 05/2020, já homologado pelo Ministério da Educação, e que trata da “Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19”.

Como é habitual, a construção das consultas foi realizada não apenas mediante a colaboração dos profissionais experientes na própria UFCG, mas, também a partir de discussões no âmbito do Colégio dos Pró-Reitores de Graduação (COGRAD) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Outras Instituições de Ensino Superior realizam movimento semelhante, como, por exemplo, a UFF, a UFBA, a UFSMA, a UFES, a UFPB e a UEPB, e com seus dirigentes mantemos incessante interlocução.

A educação remota, sob a forma de Educação à Distância, cabe lembrar, encontra-se normatizada pela UFCG através da Resolução 01/2016, da Câmara Superior de Ensino, já sendo prevista nos projetos pedagógicos de onze dos setenta e sete cursos de graduação da instituição.

Seguindo um movimento já habitual, mantemos em curso a formação de docentes para a experiência do ensino remoto, o que se intensificou nos últimos meses, havendo grande procura por parte da comunidade:

• Tendo por meta a capacitação de docentes para a utilização da Plataforma Moodle, já formamos, através de ação da Coordenação Geral de Educação à Distância (CEAD), 349 professores da UFCG;

• No momento, também para a utilização da Plataforma Moodle, estamos formando mais 414, enquanto outros 200 estão na lista de espera para esta formação;

• Já capacitamos 348 docentes para o uso da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP);

• Contamos também com 122 docentes capacitados para o uso da multiplataforma Jitsi Meet;

• Uma parceria com o IFRN nos permitiu, por fim, formar 58 docentes em relação à construção de videoaulas.

Somos imbuídos do propósito de garantir ao nosso corpo discente a melhor formação, respeitando as condições de possibilidade de cada indivíduo, de cada curso e de cada realidade. Temos plena consciência dos debates (políticos, epistemológicos, curriculares etc.) implicados na construção de ações de educação remota – e nosso propósito é respeitar a heterogeneidade de projetos de universidade que circulam socialmente, sem que isso impeça a busca pela construção coletiva de consensos ou pela inovação responsável e pactuada democraticamente.

A pandemia que estamos enfrentando nos desgasta, nos angustia e nos faz percorrer caminhos que não imaginávamos. No entanto, cabe a cada um de nós, e a todos nós, manter a confiança e o compromisso com a universidade pública, de qualidade, democrática e inclusiva que vamos construindo todos os dias.

Vicemário Simões

Alarcon Agra do Ó