UFCG realiza cerimônia de premiação da 31ª Olimpíada Campinense de Matemática

A Universidade Federal de Campina Grande realizou, na noite da última segunda-feira (26/11), a Cerimônia de Premiação da 31ª Olimpíada Campinense de Matemática (OCM). O palco do evento foi o Centro de Extensão José Farias da Nóbrega.

Para conferir os resultados finais em cada categoria, clique AQUI.

SOBRE A OCM

A Olimpíada Campinense de Matemática (OCM) é uma atividade de extensão realizada pela Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande, desde 1983. Portanto, já tem maioridade e uma longa história que vem ao encontro dos objetivos que fundamentam a filosofia de olimpíadas culturais, na medida em que constitui um meio efetivo de detectar e estimular estudantes para estudos da Matemática, e prepará-los para competições nacionais e internacionais através de uma competitividade saudável.

A OCM, no decorrer desse tempo, sofreu várias mudanças. Nos primeiros anos, era aplicada apenas para alunos do ensino médio. No início dos anos 90, foi também estendida para estudantes das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental. Só a partir de 1998, a OCM passou a ser realizada para alunos do ensino fundamental (a partir da 5ª série), além do ensino médio. Nos últimos cinco anos, mais de 10 mil estudantes de mais de 60 escolas de Campina Grande e cidades circunvizinhas foram inscritos para participar da Olimpíada Campinense de Matemática.

“Nas olimpíadas esportivas a vitória de muitos é participar e descobrir os próprios limites, enquanto que, nas olimpíadas culturais, como é o caso das Olimpíadas de Matemática, sempre há ganhadores”, disse o professor José Vieira Alves, coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática.

Um bom número de estudantes campinenses já foram premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) que teve, no ano passado, mais de 80 mil participantes de todas as regiões brasileiras.

LEIA MAIS —