UFCG REALIZA AULA PRESENCIAL DO PROGRAMA NE 4.0 NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA

Nesta quinta-feira (14/04) será realizada uma aula presencial do Programa NE 4.0 – Programa de Revitalização da Indústria Nordestina, no Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CERTBIO) da Universidade Federal de Campina Grande. O programa conta com o suporte da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE, e é estruturado como um curso de especialização oferecido pela Universidade de Pernambuco (UPE) em parceria com diversas universidades públicas do Nordeste nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Alagoas e Sergipe.

O projeto visa o mapeamento da Indústria 4.0 nas regiões integrantes, além da formação de pessoal qualificado mediante uma Residência Tecnológica com empresas privadas parceiras, bem como a elaboração de projetos de conclusão de curso pelos alunos com foco em Tecnologias Habilitadoras para a Indústria 4.0.

A coordenação do programa na UFCG fica a cargo do professor Heleno Bispo, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química, responsável pela realização da aula presencial que deve ocorrer na próxima quinta-feira das 18h às 22h no CERTBIO. O tema da aula será “Produção e Fundamentos de Industria 4.0”, ministrada pelo professor Dr. Djalma Guimarães da UPE.

“O Programa é uma iniciativa muito importante, pois o tema é de total adequação e inclusão às tecnologias habilitadoras da quarta revolução industrial, que estamos vivendo, além do desenvolvimento de uma parceria rica entre os setores educacionais, de pesquisa e produtivo; e poder ter a aula dessa residência tecnológica de forma presencial na Paraíba, firma ainda mais esse compromisso, tendo em vista que no planejamento inicial, as aulas para os subpolos, onde nos enquadramos no momento, seriam todas no formato remoto”, explicou Heleno Bispo. O professor ainda evidenciou uma perspectiva otimista do projeto para o futuro na UFCG: “Estamos ainda no começo da residência. As aulas tiveram início no dia 31 de março e temos muito trabalho à frente, mas o que observo é um engajamento total de todo grupo para o sucesso do Programa. A proposta do programa NE 4.0 não é parar; nossa ideia é de continuidade. Eu particularmente torço bastante para que nossos projetos sejam de total sucesso e, quem sabe, na próxima edição já conduziremos a Paraíba como um Polo do Programa”, completou.

Para maiores informações sobre o programa acesse a página oficial aqui.