UFCG PARTICIPA DA I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Campina Grande vai sediar nessa quinta (21/03) e sexta-feira (22/03) a I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (I CECTI), evento promovido pelo Governo do Estado da Paraíba que contará com a presença de representantes de Instituições de ensino e pesquisa, especialistas, setor industrial, sociedade civil organizada e demais interessados. O evento será realizado das 8h às 20h, na sede da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP).

A participação é gratuita. Para se inscrever, acesse a página oficial do evento

“A UFCG convida toda a sua comunidade acadêmica para estarmos juntos neste momento de discussão. É um momento importante para que a gente possa refletir as nossas competências, os nossos objetivos e as oportunidades que temos dentro do cenário de desenvolvimento regional e pensarmos, juntos com outros atores, o caminho que queremos construir em torno da Ciência e Tecnologia e Inovação na Paraíba”, destaca Vinícius Farias, secretário de Planejamento e Orçamento da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), uma das parceiras da CECTI, juntamente com diversas outras instituições.

A CECTI é uma das etapas preparatórias para a V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e busca dialogar com a sociedade sobre as prioridades em CT&I para o Estado da Paraíba. Foi dividida em três etapas. A primeira foi realizada nos dias 18 e 19 em Sousa. A segunda é esta, dias 21 e 22, em Campina Grande. A última será realizada nos dias 4 e 5 de abril, em João Pessoa. 

Os debates se concentram em quatro eixos temáticos:

I – Recuperação, Expansão e Consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação;
II – Reindustrialização em novas bases e Apoio à Inovação nas Empresas;
III – Ciência, Tecnologia e Inovação para Programas e Projetos Estratégicos Nacionais;
IV – Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social.

No primeiro dia, ocorre a apresentação de painéis, organizados de acordo com cada eixo. Já no segundo dia, há uma reunião de grupo de trabalho, na qual os participantes são agrupados por eixo. Cada membro do Grupo de Trabalho tem a oportunidade de apresentar uma proposta, destacando as prioridades de investimento e as ações relacionadas ao eixo escolhido.

(Ascom UFCG)