UFCG não paralisará suas atividades durante o “feriadão”

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) não paralisará suas atividades durante o “feriadão” instituído pelo governo estadual para a próxima semana, de 29 de março a 1º de abril. Seguirá, normalmente, a Portaria nº 430/2020 do Ministério da Economia, que dispõe sobre os feriados nacionais e pontos facultativos deste ano.

Desde março passado, a UFCG segue protocolo institucional de biossegurança e combate à disseminação do coronavírus – funcionando com grande parte de suas atividades acadêmicas e administrativas de forma remota, com os serviços essenciais sendo executados, em rodízios, observando os protocolos sanitários.

A Medida Provisória estadual, que antecipa os feriados de Tiradentes, Corpus Christi e da fundação da Paraíba e institui, excepcionalmente, o feriado no dia 29 (Quinta-Feira Santa), em seu Artigo 3º “desobriga” a universidade de cumpri-lo.

Atividades administrativas presenciais

A UFCG prorrogou, até o próximo dia 30 de maio, a validade do protocolo institucional de combate ao coronavírus e a suspensão das atividades administrativas presenciais – exceto os serviços considerados essenciais ou estratégicos.

Em comunicação publicada nesta quinta-feira, dia 25, a Reitoria também reativou o Comitê de Gestão de Crise do Covid-19 e mobilizou os comitês de Biossegurança dos campi para, sob coordenação da Secretaria de Planejamento (Seplan), planejarem “colaborativamente, ações garantam a segurança da comunidade acadêmica, considerando diferentes cenários sanitários futuros”.

No comunicado, o reitor Antônio Fernandes renova o compromisso de cuidar da vida e saúde dos que fazem a UFCG e assegurou o cumprimento dos calendários acadêmicos propostos para os períodos letivos 2020-1 e 2020-2.

(Ascom UFCG)