UFCG lança edital unificado para programas de Assistência Estudantil

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lançou edital de processo seletivo unificado para ingresso nos programas de Assistência Estudantil para o período 2020.1, que visa ampliar as condições de permanência e conclusão de estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica na educação superior pública federal.

A novidade deste ano é que as inscrições, que terão início na próxima segunda-feira, dia 2 de março, serão realizadas exclusivamente via Internet, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).   

Ao todo, são ofertadas 397 vagas, distribuídas entre os programas de Residência (masculina e feminina) e Restaurante Universitários, Auxílio Moradia (campus Campina Grande) e Programa de Auxílio ao Ensino de Graduação (PAEG) em todos os sete campi da instituição: Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé. Serão reservadas 5% das vagas para pessoas com deficiência.  

Para participar os estudantes precisam estar regularmente matriculados em cursos de graduação da UFCG; possuir renda per capita familiar (valor total dos rendimentos da família dividido pelo número de dependentes) menor ou igual a um salário-mínimo e meio; e atender aos critérios e normas do edital, incluindo os requisitos específicos para cada programa. 

Inscrições online

As inscrições seguem até o dia 20 de março. O estudante interessado deverá acessar o módulo “Usuários Externos” no portal SEI! UFCG, onde é necessário realizar um cadastro para acesso inicial, conforme orientações disponíveis no site https://pra.ufcg.edu.br/sei-ufcg.html

Após a validação do cadastro, o estudante deve realizar login no Sistema e abrir peticionamento selecionando o tipo de processo “Assistência Estudantil: Inscrição no processo seletivo para os programas”, em que deverá preencher o formulário de inscrição e anexar os documentos comprobatórios da situação socioeconômica dispostos no edital.  

Os documentos deverão ser digitalizados e organizados por categorias, conforme a ordem apresentada no edital, e cada categoria deverá ter seus documentos compactados em um único arquivo em formato PDF.

A seleção será feita por meio de análise de documentação, entrevista e visita domiciliar – caso necessária. Os programas seguirão calendários específicos de seleção, conforme edital. 

Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (83) 2101.1731. 

Acesse aqui o edital.

(Ascom UFCG)