UFCG integra rede mundial de impacto acadêmico da ONU

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) acaba de se integrar à maior rede internacional de compartilhamento de informações de responsabilidade socioambiental, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU): a United Nations Academic Impact (UNAI). Recebida na última semana, a certificação é fruto da articulação de professores ligados a uma iniciativa nacional de promoção de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com base na Agenda 2030 da ONU: a Rede ODS Brasil, cuja UFCG faz parte.

Formada por mais de mil instituições de ensino e pesquisa de 120 países em todo o mundo, a UNAI tem como objetivo o atendimento a dez princípios básicos de desenvolvimento, entre eles, a Educação para todos, o acesso ao Ensino Superior de qualidade, os Direitos Humanos e a Sustentabilidade. A UFCG é uma das trinta instituições brasileiras participantes da rede internacional, sendo a terceira universidade federal nordestina a integrá-la.

O vice-reitor Camilo Farias falou sobre o processo de integração da UFCG à rede, ratificando o comprometimento da instituição com os princípios da UNAI. “Essa iniciativa de professores ligados à Rede ODS Brasil, buscando o engajamento internacional nos objetivos de desenvolvimento sustentável, visa ao compartilhamento de informações de fomento na área através de ações ligadas à questão do impacto acadêmico desse desenvolvimento no planeta. A UFCG se compromete, com a sociedade e com o meio ambiente, a cooperar no cumprimento desses objetivos”, enfatizou.

(Ascom UFCG)