UFCG INTEGRA COLABORAÇÃO INTERNACIONAL DO MAIOR OBSERVATÓRIO DE RAIOS CÓSMICOS DO MUNDO

Atualmente, o professor Luiz Augusto da Unidade Acadêmica de Física da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) integra uma rede de colaboração internacional cujos esforços concentram-se na detecção de radiação cósmica ultra energética. A colaboração acontece no Observatório Pierre Auger, localizado em Malargüe, Argentina – considerado o maior observatório de raios cósmicos do mundo. O Observatório é uma obra desenvolvida em colaboração internacional, envolvendo pesquisadores de instituições de dezessete países. Além disso, o espaço compreende o maior detector de raios cósmicos em operação e o único no hemisfério sul – o que o destaca por permitir observar o centro da nossa galáxia.

Professor Luiz Augusto, Unidade Acadêmica de Física da UFCG

O Observatório tem como objetivo principal o estudo das partículas mais energéticas no Universo, que atingem a Terra vindas de diferentes direções: os chamados raios cósmicos ultra energéticos. Os dados experimentais obtidos no Observatório Pierre Auger permitem dar passos importantes nos entendimentos de origem, processos de aceleração, propagação desde as fontes até a Terra, além de composição e espectro energético desses raios cósmicos de energias ultra altas.

Nesse contexto, a UFCG, juntamente com a presença do professor Luiz Augusto, passa a integrar a colaboração como instituição-membro do maior observatório de raios cósmicos do mundo, com aproximadamente 3000 quilômetros quadrados de área. Esta é a segunda vez que o professor Luiz Augusto integra a colaboração internacional do observatório, tendo participado anteriormente por ocasião de seu Doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com pesquisa voltada para o estudo de Astropartículas. Além disso, a UFCG destaca-se como a segunda instituição da região Nordeste do país (além da Universidade Estadual de Feira de Santana na Bahia) como membro integrante da colaboração internacional do Observatório Pierre Auger.

Para maiores informações, confira o site oficial do observatório.