UFCG é representada e ganha destaque em maior evento de Álgebra do país

Professores e estudantes da Unidade Acadêmica de Matemática (UAMat) estiveram em Campinas (SP), no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC-Unicamp), participando da XXV Escola de Álgebra, maior evento da área no país, que se encerra nesta sexta-feira (7/12). Ao todo, são cinco professores e seis alunos da Universidade Federal de Campina Grande que estão expondo projetos e tendo contato com pesquisadores renomados de todo o mundo.

“É o maior evento de Álgebra do Brasil. Vários professores e pesquisadores internacionais são convidados, tanto que a maioria das apresentações acontece em inglês”, disse o professor Claudemir Fidelis, da UAMat. “O professor Diogo Diniz, por exemplo, que é pesquisador do CNQp, foi bastante elogiado por Onofrio Mario Di Vincenzo, um pesquisador italiano altamente conceituado na área, da Università della Basilicata. Para se ter uma ideia, ele atualmente possui 65 artigos publicados em revistas conceituados internacionalmente, além de contar com mais de 332 citações (dados do Mathscinet)”, finalizou.

O professor Claudemir também apresentou trabalho. Ele falou sobre sua tese “Polinômios Centrais Graduados em Álgebras Associativas, e Mergulhos de Álgebras de Jordan“, que ganhou menção honrosa ao concorrer pelo prêmio de melhor tese publicada em 2017.