UFCG É DESTAQUE SOBRE REGISTRO DE PATENTES EM MATÉRIA NO JORNAL A UNIÃO

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi destaque em uma reportagem do jornal A União na última sexta-feira (26/04) sobre inovação tecnológica por meio das pesquisas desenvolvidas pela instituição. A matéria assinada pela jornalista Priscila Perez contextualizou o relevante papel da universidade para o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, celebrado no último dia 26 de abril, uma vez que a UFCG figura entre os 10 estados que mais inovam no país, sendo uma referência em pesquisa para a região Nordeste.

O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou recentemente uma lista com os índices de contribuição para o registro de patentes, tendo a Paraíba ocupando a nona posição nacional e a segunda em todo o Nordeste. Segundo a matéria, enquanto a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) ocuparam a 19ª e 34ª posições no ranking, respectivamente, só no ano de 2023, foram registradas mais de 200 patentes desenvolvidas por pesquisadores e estudantes da UFCG – que ocupou a 2ª posição na lista. A instituição encontra-se atrás apenas da Petrobrás no tocante a registro de patentes.

Ainda segundo a matéria, a UFCG conta o diferencial de ter representantes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) trabalhando em sinergia com o Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NIT). O bom desempenho da UFCG expressa uma preocupação com a aplicação prática da ciência a demandas do cotidiano na sociedade.

Como exemplo, a reportagem menciona o Laboratório de Soldagem da UFCG no qual são conduzidas pesquisas no âmbito da Indústria 4.0. O professor Jefferson Segundo, coordenador do laboratório, menciona na reportagem a importância de “transferir tecnologia” para a sociedade, garantindo que as pesquisas escoem para a população e não se limitem apenas a publicação de artigos científicos, o que demanda o compromisso constante dos envolvidos com fazer científico visando a melhoria da qualidade de vida na sociedade.

Para o professor Jefferson, a publicação dessa reportagem gera “os sentimentos de satisfação e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido dentro do Laboratório de Soldagem.” O professor salienta a relevância da matéria para o conhecimento tanto do público interno quanto do público externo sobre como funciona os mecanismos de publicação de artigos científicos, geração e depósito de patentes de inovação, além da possibilidade de transferência de tecnologias para a sociedade.

Confira a matéria publicada no jornal A União na íntegra aqui.