UFCG é bi-campeã no Concurso de Teses e Dissertações em Banco de Dados

A dissertação de mestrado do aluno Thiago Pereira da Nóbrega, do Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi premiada no 3° Concurso de Teses e Dissertações em Banco de Dados (CTDBD), promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A premiação aconteceu durante o 34° Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD), realizado de 7 a 10 de outubro, em Fortaleza-CE.

Intitulada “Pareamento Privado de Atributos no Contexto da Resolução de Entidades com Preservação de Privacidade”, a dissertação concorreu com outras três pré-selecionadas de programas de pós-graduação renomados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), conquistando o primeiro lugar na disputa. O trabalho, orientado pelo professor e coordenador do Laboratório de Qualidade de Dados (LQD), Carlos Eduardo Santos Pires, deu à UFCG o título de bi-campeã no Concurso.

A instituição já havia recebido o prêmio em 2015, pela dissertação “Uma Abordagem para Aprimoramento do Balanceamento de Carga do Método de Resolução de Entidades Standard Blockinq baseado em MapReduce“, do aluno Demetrio Gomes Mestre. Em 2017, o trabalho “Uma Abordagem em Paralelo para Matching de Grandes Ontologias com Balanceamento de Carga”, do mestrando Tiago Brasileiro Araújo, obteve menção honrosa no Concurso.

Sobre o trabalho

A dissertação de Thiago, que atualmente é doutorando do PPGCC, propõe uma abordagem semiautomática para identificação de atributos similares (pareamento de atributos) a serem utilizados para comparar entidades durante a Resolução de Entidades com Preservação de Privacidade (REPP). A tarefa de REPP consiste em identificar entidades (e.g. Pacientes), armazenadas em bases de dados distintas, que correspondam a um mesmo objeto do mundo real.

Concurso

O Concurso de Teses e Dissertações em Banco de Dados (CTDBD) seleciona e premia as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado na área de Banco de Dados do país, concluídas, defendidas e aprovadas nos dois anos anteriores ao atual. Os trabalhos são avaliados de acordo com os resultados científicos e tecnológicos gerados, assim como pelo seu potencial de impacto na sociedade e no estado da arte na área de Banco de Dados. Para fins de premiação, são avaliados os artigos finais submetidos e a qualidade da apresentação oral. (Com informações do SBBD)

(Ascom UFCG)