UFCG é a segunda universidade com maior número de depósito de patentes no Brasil

Pelo terceiro ano consecutivo a Universidade Federal de Campina Grande está no Top-3 do Ranking de Depositantes de Patentes Residentes, divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Na publicação mais atual, com base nos depósitos realizados no último ano, a instituição aparece na segunda melhor posição, com 90 registros e 1,7% da representação nacional. À frente, apenas outra paraibana, a Universidade Federal da Paraíba, com 100 depósitos e 1,8% de participação.

Entre os grandes fatores para esse crescimento e presença constante na melhores colocações do ranking, está a participação do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT), coordenado pelo professor Aldre Jorge Barros, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Biotecnologia (UAEB), no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG).

“Ficamos muito felizes e satisfeitos com os resultados que estamos conseguindo ao longo dos anos. Mais uma vez entre as instituições que mais depositam patentes no Brasil, e com certeza queremos seguir evoluindo. Essa conquista tem valor especial para todos nós, enquanto universidade, e também para nossa cidade e nosso Estado. É algo para se orgulhar muito”, comemorou o professor Nilton Silva, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química (UAEQ/UFCG) e um dos criadores do Núcleo.

O ranking conta com as maiores instituições de ensino do país. No Top-10 estão ainda a Universidade Federal de Minas Gerais (UFCG, em 4º), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, em 6º), Universidade de São Paulo (USP, em 8º) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, em 9º).

Para conferir o ranking completo, clique no link abaixo: