UFCG desenvolve plataforma pioneira para análise de dados do Covid-19

O combate ao coronavírus ganhou mais um aliado oriundo da pesquisa científica. A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) desenvolveu uma plataforma inédita de divulgação georreferenciada do avanço da pandemia no Brasil, em níveis regional, estadual e municipal. O CovidBR, como é chamado, permite, por meio de dados atualizados diariamente, a visualização da mudança temporal de casos confirmados e mortes pela doença.

Desenvolvido nas duas últimas semanas pela equipe do Laboratório de Sistemas de Informação (LSI), coordenado pelo professor Cláudio de Souza Baptista, a plataforma funciona em notebooks e dispositivos móveis, sem precisar baixar.

Entre os diferenciais estão: visualização de mapas por regiões, estados e municípios e mapa de calor; gráficos sobre mortes e casos confirmados da doença; filtro temporal de dados históricos por data de interesse, e aproximação e distanciamento através de zooming.

“Com a plataforma, o cidadão poderá ver o quão perigoso esta pandemia é, propiciando-lhe uma maior consciência sobre a importância do isolamento social. Para as autoridades, é possível ver o avanço da pandemia nos níveis federal, estadual e municipal, permitindo-lhes tomar decisões embasadas em fatos, como a de permanecer ou não em quarentena”, explica o professor Cláudio.

Segundo o professor, o sistema, atualizado com base em dados diários do Ministério da Saúde e do Portal G1, terá novas funcionalidades nas próximas semanas. “Acompanhamento espaço-temporal por vídeo do avanço da pandemia desde seu início até os dias atuais e incorporação no mapa de UPAs, UBS, hospitais e CRAS estão entre elas, ajudando o cidadão a encontrar o serviço de saúde ou assistência social mais próximo de sua localização”, acrescenta.

O projeto foi desenvolvido pelos pesquisadores Júlio Henrique Rocha, Daniel Batista Leite, Francisco Edeverton de Almeida Junior, Hélisson Nascimento, Mateus Queiroz Cunha e Pedro Farias Wanderley, sob a coordenação do professor Cláudio de Souza Baptista.

A plataforma pode ser acessada AQUI.

(Ascom UFCG)