UFCG celebra e deseja um feliz Dia do Professor

Prezados docentes,

Entre as várias atividades afetadas pela pandemia em curso, a rotina docente foi uma das mais impactadas. Afeita ao contato diário com estudantes e colegas, nossa categoria viu interrompidas suas ações costumeiras em 18 de março de 2020. Nesse mês, imaginávamos todos que se trataria de um breve intervalo profilático; estamos em 15 de outubro, Dia do Professor, e a Covid-19 persiste impondo um ritmo diferente às nossas vidas: das iniciativas individuais que cada docente se permitiu, passamos ao trabalho remoto sistematizado pelo RAE. Passamos a atuar com teclado e tela de microcomputadores. Muitos já estão fartos disso.

Não é fácil manter o equilíbrio emocional, no mesmo espaço doméstico, entre a atividade intelectual e pesados trabalhos domésticos – comprar e preparar alimentos, assistir os filhos, cuidar da casa, equilibrar as contas. Dobramos nosso trabalho.

Nossa instituição, por meio dos seus serviços de saúde (Posto Médico, Setor de Psicologia da PRAC, HUAC e HUJB) tem estado à disposição da comunidade acadêmica para minimizar os impactos emocionais dessa rotina intensa que todos enfrentamos. Nosso esforço constante, como dirigentes da instituição, tem sido o diálogo permanente com autoridades sanitárias e com a comunidade, informando e buscando minimizar os efeitos mais prejudiciais desse período.

Colegas docentes, vivemos um diálogo interrompido com os nossos estudantes; um diálogo agora mediado pelo celular e pelo microcomputador. Um diálogo vicário. E, como tal, um diálogo que denuncia a carência. Nossa importância é do tamanho da saudade que esta carência tem criado: saudade do diálogo pessoal e complementar com os colegas! Saudade do diálogo imprescindível com os estudantes!

Estamos trabalhando para encurtar esse intervalo de carência e apressar nosso reencontro.

Torcemos para que cada um consiga fazer, com a criatividade que é peculiar a nossa categoria, da sua atividade remota uma atividade produtiva e até prazerosa.

Com esta confiança, desejamos um FELIZ DIA DO PROFESSOR para toda a categoria!

Vicemário Simões

Camilo Farias
Vice-reitor

Confira a nota na íntegra AQUI.