Terror e cangaço são tema de filme produzido na Paraíba
O ano é 1926. Cinco cangaceiros do grupo de Lampião são enviados para uma missão no sertão da Paraíba. Lá, serão envolvidos em uma trama de terror e mistério em uma cidade desolada pela morte. Este é o tema de Sertão Sangrento, obra transmídia criada e produzida por integrantes e ex-integrantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que está movimentando a produção audiovisual no estado.
“Eu tive a ideia do argumento depois de pesquisar sobre o processo da Cruz da Menina, de Patos, para um trabalho, e acabei descobrindo que houve também uma outra Cruz da Menina, em Pombal, no final do século 19. Um crime horrível, envolvendo canibalismo”, explica o gestor cultural Kleyner Arley, graduado em Direito pela UFCG, que coordena o projeto.
A parceria com o professor da Unidade Acadêmica de Design da UFCG, Rodrigo Motta, e outros integrantes da instituição, como o produtor cultural Aluízio Guimarães, que integra o elenco, resultou no projeto transmídia, que inclui a produção de um filme de média-metragem (entre 30 e 69 minutos de duração), de uma história em quadrinhos e de um game.
A trama, que mistura personagens históricos e elementos da literatura fantástica, está em fase de pré-produção. O objetivo inicial é a participação em festivais, mas também está prevista a produção e comercialização de produtos colecionáveis, como revistas, camisas, bonecos e cordéis.
As gravações serão realizadas em Patos, Pombal, Sousa e Vieirópolis e a previsão é que o filme seja lançado no final de 2018.
Veja aqui o trailer do filme.
Ficha técnica
FILME
Direção: Maycon de Carvalho
Argumento e Roteiro: Kleyner Arley e Rodrigo Motta
Direção de Elenco: Maycon de Carvalho
Fotografia: Emerson Marvin
Design: Rodrigo Motta
Elenco: Myrelle Andrade, Edicarlos Gomes, Jofran Di Carvalho, Anderson Carlos, Maycon de Carvalho, Aluízio Guimarães, Adolfo Oliveira.
QUADRINHOS
Argumento: Kleyner Arley
Roteiro e Design: Rodrigo Motta
Diálogos: Tércio Azevedo
Desenhos: Eldon Oliveira, Chateaubriand Almeida
GAME
Design: Rodrigo Motta
Arte: Victor Santiago
Desenvolvimento: Kaipora Digital
(Ascom UFCG)