Tecnologia com patente depositada por pesquisadores da UFCG é apresentada no PEC-Nordeste

Pesquisadores Rossino Ramos (esq) e Nilton Silva (dir) no PEC-Nordeste

Pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande apresentaram projeto inovador no 21º Seminário Nordestino de Pecuária (PEC-Nordeste), realizado na última semana, em Foraleza, no Ceará. Nilton Silva, professor da Unidade Acadêmica de Engenharia Química (UAEQ), e Rossino Ramos, do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (Peasa), desenvolveram e expuseram na feira de agronegócio uma tecnologia de Purificação e Pressurização de Biogás. O tema da feira, este ano, foi “A água e o semiárido: uma nova postura”, e os servidores da UFCG foram ao evento a convite do coordenador do seminário, Dr. André Siqueira, com o intuito de apresentar alternativas para o tratamento de resíduos de cadeias produtivas da pecuária no semiárido.

Os inventores atuam no Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (Peasa), da UFCG, e têm como motivação o desenvolvimento de tecnologias adaptadas para o homem do campo, principalmente na região do semiárido brasileiro.  A tecnologia com patente depositada pela UFCG atende ao problema de distribuição e armazenamento de biogás para biodigestores de pequeno e médio porte, melhorando o uso do biogás como combustível.

Protótipo do sistema de purificação de pressurização de biogás

Essa invenção é um dos resultados do compromisso que o programa Peasa tem com o desenvolvimento regional, pautado também pelo incentivo e aporte dado pela Universidade e por parceiros, tais como o Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), Sebrae e Incubadora de Agronegócios das Cooperativas, organizações comunitárias, Associações e Assentamentos Rurais do Semiárido da Paraíba (IACOC).

Maiores informações podem ser encontradas no site do evento.