Site simula a nota de corte do Sisu

O Guia do Estudante, em parceria com o site Evolucional, lançou o Mapa do Sisu, que simula a nota de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Para fazer a simulação, o site compara a nota do Enem do candidato com as notas de corte do Sisu do 1º semestre de 2017. O programa leva em consideração os pesos que as universidades utilizaram nesta edição do Sisu e, inclusive, mostra quais foram as notas de corte dia a dia. Com essa informação, você pode simular diversas situações e visualizar em quais opções conseguiria passar.

Neste ano, a novidade do Mapa é que ele incluirá também as notas de corte do SiSU de 2018, logo na manhã seguinte em que as primeiras forem divulgadas. Assim, os estudantes poderão simular sua nota com os dados mais recentes.

SISU

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 1º/2018 terão início no dia 23 até as 23h59 do dia 26 de janeiro, através do site do Sisu. Com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, o sistema seleciona para 239.601 vagas em 130 instituições superiores estaduais e federais. Não há taxa de inscrição.

O Sisu é um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior, acontecendo duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre. Para se candidatar às vagas é necessário acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição no Enem e escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa.

Durante o período de inscrição, o Sisu calcula uma vez por dia a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos. O candidato pode, durante o período de inscrição, modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante ressaltar que o Sisu considera somente a última inscrição concluída.

(Portal Guia do Estudante)