Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal já obteve este ano mais de 16 milhões de acessos
O Sistema de Gestão de Pessoas do governo federal (Sigepe) atingiu neste mês a marca de 1,1 milhão usuários cadastrados, formada por servidores ativos, aposentados e pensionistas, vinculados a órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.
Responsável pelo armazenamento de dados pessoais e financeiros dos servidores, o sistema contabilizou, somente em 2017, mais de 16 milhões de consultas. A busca de informações sobre contracheques está no topo dos acessos.
COMO CONSULTAR
Ao fazer o acesso online ao Sigepe, utilizando senha pessoal, o usuário pode consultar informações e usar as funcionalidades disponíveis. Sob o mote “Inovando a Gestão de Pessoas com Tecnologia da Informação”, o sistema permite consultar e imprimir contracheques, comprovante de rendimentos e comprovante de pensão alimentícia para efeito de declaração de imposto de renda, comprovantes de diárias e ajuda de custos, marcação de férias, entre outras facilidades.
O sistema pode ser acessado pela internet ou por meio do aplicativo Sigepe mobile, disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store.
Desenvolvido no âmbito da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP/MP), o Sigepe foi estruturado para substituir, gradativamente, o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), atual responsável pelo processamento da folha de pagamento do Governo Federal.
(Ministério do Planejamento)