SIASS PROMOVE AÇÕES DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE NA UFCG

Em alusão ao movimento Abril Verde, que engloba ações de conscientização relacionadas à segurança e à saúde do trabalhador, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) realizará no próximo dia 27 de abril práticas integrativas de promoção da saúde – Tenda do Conto e Danças Circulares.

Tenda do Conto

É uma prática dialógica que se caracteriza como metodologia participativa, na medida em que contribui para as práticas de cuidado em saúde e para a produção de sentidos, significados e ressignificação dos problemas psicossociais, por meio da experimentação, da desindividuação e da problematização.

Danças Circulares

São danças coletivas que têm como finalidade a integração do grupo e o fortalecimento de valores como empatia, compreensão e sentimento de pertencimento.

As atividades acontecerão a partir das 9h no prédio do SIASS, localizado no campus sede da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário online ou pelo telefone (83) 2101.1686.

Mais ações

Durante todo o mês de abril, o SIASS encaminhará para todos os servidores, por e-mail, material especial com informativos sobre as ações desenvolvidas no âmbito da prevenção de acidentes de trabalho. O material também está disponível no site do SIASS-UFCG.

Política permanente

De acordo com o levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de mortes por acidentes de trabalho. Estudos apontam que programas de promoção da saúde e bem-estar aumentam as chances de os trabalhadores adotarem comportamentos e hábitos mais saudáveis, contribuindo para a melhoria das condições de saúde, o engajamento, a produtividade e a concentração. Nesse sentido, o SIASS-UFCG realizou, somente em 2022, aproximadamente 270 inspeções técnicas e visitas aos ambientes de trabalho da UFCG, incluindo todos os campi da universidade.

Durante as visitas são realizados levantamentos e identificação dos riscos ocupacionais existentes, sendo analisados os processos de trabalho e os ambientes laborais, bem como orientações aos servidores sobre as medidas de segurança que podem ser tomadas para prover melhores condições de trabalho.

O Sistema emite relatórios de recomendações de segurança contendo os fatores de risco, as possíveis consequências indesejadas e as respectivas ações para eliminar ou minimizar os riscos.

Mais informações, acesse https://www.siass.ufcg.edu.br/

(Ascom UFCG)