Seminário discute divulgação da produção científica e acadêmica

Nesta segunda-feira, 6, representantes de editoras e membros da comunidade acadêmico-científica brasileira e internacional se reuniram na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília, para a edição 2017 do Seminário do Portal de Periódicos. O encontro, que segue até esta terça, 7, tem o objetivo de promover discussão sobre temas referentes ao acesso a conteúdo científico entre os parceiros e o público que utiliza a biblioteca virtual da CAPES.

A programação do evento contempla quatro grandes temas: avaliação da produção científica, acesso aberto, modelos de assinatura de conteúdo e políticas públicas de acesso à informação na América Latina. Os assuntos serão apresentados por editores internacionais e especialistas de instituições de países como Estados Unidos, Colômbia, Chile, Portugal e Suíça.

Os temas do seminário fazem parte do trabalho cotidiano das equipes de especialistas que atuam em prol do Portal de Periódicos, como o Conselho do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos e o Grupo de Trabalho. Com o seminário, a discussão é ampliada para representantes da comunidade nacional e internacional, trazendo ideias que poderão ser adaptadas e aplicada à realidade do Brasil.

Diretor de Programas e Bolsas no País, Geraldo Nunes destacou a importância do portal no contexto acadêmico e científico do país. “O Portal de Periódicos quebrou um paradigma, ao expandir o mesmo padrão de acesso a todas as instituições participantes, em todas as regiões do país”, destacou. Atualmente, o portal permite acesso ao texto integral de mais de 40 mil periódicos. O diretor também anunciou um novo edital de apoio à publicação de revistas de alto grau de especialização, a ser lançado ainda em 2017.

Para o diretor da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões, o órgão deve seguir expandindo o número de recursos à disposição dos pesquisadores. “Estamos há 25 anos atuando com redes, desde que a internet chegou ao Brasil. Nosso desafio atual é potencializar a cooperação entre grupos de produção de conhecimento por meio de novas ferramentas colaborativas”. A RNP é parceira da CAPES na manutenção do Portal de Periódicos.

(CCS/CAPES)