Segundo pesquisa de professor da UFCG, pandemia de Covid-19 dá sinais de descontrole na Paraíba

De acordo com o Relatório de Pesquisa semanal divulgado pelo professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP/CCT/UFCG), a Paraíba está enfrentando um dos momentos mais críticos da pandemia de Covid-19. É que o número de novos casos foi recorde para o Estado em maio, registrando-se 38.296 novas confirmações de contágio.

“Os números de casos confirmados na Paraíba atingiram os níveis mais críticos. Pela segunda semana consecutiva, o Estado registrou mais de 13 mil novos casos. Campina Grande segue a mesma tendência e registrou, apenas na semana passada, 1.388 novos casos, a terceira semana com mais contágios desde o início da pandemia”, explicou Josenildo.

Segundo o professor responsável pelo trabalho, o aumento de novos casos no Estado representou um crescimento de 77% na média móvel de novos casos diários nos últimos 14 dias. “A situação é muito crítica. Esses números certamente terão impacto, muito em breve, também nos registros de mortalidade, e isso é bem preocupante”, completou.

Até o próximo sábado (12/7), a pesquisa estima que a Paraíba atingirá os 356.266 casos totais, registrando 8.020 óbitos. Campina Grande deve chegar aos 31.948 casos no mesmo período, com 945 mortes.

O projeto estuda dados obtidos através do site da Universidade Johns Hopkins (EUA) e do Ministério da Saúde e governos de PB e SP. Também conta com a colaboração do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).

Para acessar o Relatório na íntegra, clique no link abaixo: