UFCG PREMIA PROJETOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DURANTE SEGUNDO DIA DA I MOSTRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Nesta terça-feira (17/10) aconteceu o segundo dia da I Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A abertura da programação do evento aconteceu pela manhã no Centro de Eventos Rosa Tânia, campus sede da instituição, e contou com a presença da comunidade acadêmica, além de autoridades locais e da instituição.

A solenidade teve início com uma apresentação cultural dirigida pelo Prof. Dr. Roniere Leite Soares (UAEP/CCT/UFGC). O evento ainda contou com a palestra da Profª. Dra. Maria de Fátima Martins (PPGRN/CTRN/UFCG), com o tema “Ciências Básicas para o desenvolvimento Sustentável”. Houve ainda a apresentação de projetos de escolas públicas municipais paraibanas que concorreram às premiações ofertadas pelo evento. Segundo a vice-diretora do CCT, professora Isis Tatiane, a integração entre as escolas públicas paraibanas e a UFCG pode ser considerada o ápice do evento para o centro. “As escolas puderam trazer as suas experiências, ao passo que a universidade também levou conhecimento; é uma troca de saberes e um processo importante, pois poderão ser nossos futuros alunos,” completou Isis.

Além disso, a programação contou com a I Feira de Ciências do CCT, com exposição de projetos desenvolvidos pelos alunos da instituição, bem como a divulgação dos resultados e entrega dos prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugares para as respectivas escolas públicas:

1º Lugar – Biodigestor: uma proposta de aproveitamento do lixo orgânico de uma escola municipal da cidade de Cuité – PB (Cuité).

2º Lugar – Sustemar: meio ambiente e sustentabilidade regional (Lagoa Seca).

3º Lugar – O jogo do quadro interativo da prevenção do corona vírus no meio ambiente rural (Caraúbas).

Para o diretor do CCT, professor Marcus Vinicius, o evento é relevante para a universidade – uma vez que esteja inserido na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – e traz um tema sinergicamente alinhado à missão do centro. “É um momento singular. Estou muito feliz pela participação de várias cidades e escolas. É um reecontro do CCT com a sociedade! Isto engrandece o CCT, a UFCG e o nosso compromisso: resgatar esta instituição,” completa o diretor.

A seguir, confira as fotos do segundo dia do evento: