Santander Universidades seleciona alunos da UFCG para intercâmbio

Oportunidade para quem deseja cursar um período da graduação no exterior. O Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades – Edição 2019 está com edital de seleção aberto para alunos de graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Estão sendo oferecidas duas bolsas para estudar durante um semestre letivo em instituições conveniadas da Argentina, México e Portugal. Os selecionados receberão uma bolsa-auxílio no valor semestral de 3 mil € (o equivalente a R$ 12.630,90) para auxiliar nas despesas com alojamento, transporte, refeições, tarifas acadêmicas, seguros de saúde e de vida, entre outras incorridas durante o intercâmbio.

Para participar do programa o aluno precisa cumprir os seguintes requisitos: ser maior de 18 anos; estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da UFCG, a partir do segundo período, com no mínimo 40% e no máximo 80% da carga horária do curso concluída até o dia da viagem; possuir Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 8; não ter sido reprovado em nenhuma disciplina; e não ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido pelo Grupo Santander.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 7 de agosto, via protocolo endereçado às coordenações de cada curso. É necessário anexar formulário de inscrição preenchido (que também deverá ser enviado por e-mail); declaração de matrícula com previsão de conclusão do curso; histórico escolar; e documento de comprovação da existência do curso pretendido na universidade escolhida.

Serão aprovados os candidatos que obtiverem os maiores CRAs, sendo selecionados inicialmente por centro acadêmico e depois concorrendo entre eles. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 23 de agosto.

Ao todo, nove universidades participam do intercâmbio: Universidade Nacional Del Litoral e Universidade Nacional de San Martin, na Argentina; Universidade Autônoma de Águas Calientes, no México; e Universidade do Porto, Universidade de Algarve, Universidade de Coimbra, Universidade de Evora e Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Dourado, e Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. O intercâmbio deverá ser programado para 2020 na instituição de destino.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2101.1017.

Confira o edital.

(Ascom UFCG)