Rio sedia o Encontro Mundial para Mulheres em Matemática

Protagonistas de importantes avanços na Matemática, pesquisadoras de todo o mundo estarão reunidas no Rio de Janeiro, no dia 31 de julho, no Encontro Mundial para Mulheres em Matemática (WM)2.

Iniciativa do Comitê para Mulheres em Matemática da União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês), o (WM)2 objetiva promover a troca de experiência entre cientistas internacionais, unidas pelo interesse acadêmico e pelos desafios relacionados à condição feminina. Além de estudos acadêmicos, serão apresentados dados sobre o impacto da disparidade de gênero nos campos abrangidos pela disciplina.

O encontro  é um evento-satélite do Congresso Internacional de Matemáticos, o ICM 2018, que será realizado no centro de convenções e eventos Riocentro, de 1º a 9 de agosto. Para se inscrever, acesse: http://www.icm2018.org/portal/como-participar.

Na solenidade de abertura, será exibida, pela primeira vez, a primeira parte do documentário “Journeys of women in mathematics”, produzido pela Simons Foundation, em parceria com o Comitê de Mulheres Matemáticas da IMU. O filme acompanha o trabalho de matemáticas com foco nas pesquisas e nas barreiras que enfrentam no dia a dia da profissão. A pesquisadora Carolina Araujo, do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), é uma das entrevistadas.

Além da apresentação de pôsteres sobre estudos na área, cinco palestras científicas sobre campos diversos da Matemática serão proferidas por pesquisadoras de renome mundial. Desafios, iniciativas e perspectivas relativas à sub-representação da mulher na Matemática serão debatidos em grupos de discussão ao longo do dia.

O Comitê Organizador do (WM)2 preparou homenagem a Maryam Mirzakhani (1977-2017). Professora da Universidade Stanford (EUA), ela foi a única mulher a ganhar a Medalha Fields, maior honraria da Matemática, criada em 1937 para premiar pesquisadores notáveis e promissores de até 40 anos. Além de fotos inéditas, o memorial trará todos os trabalhos da iraniana, especialista em geometria hiperbólica e topologia, entre outros campos de estudo.

(Assessoria de Comunicação do ICM 2018)