Recém-formadas, alunas do CCT são destaque na Engenharia de Materiais

O Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG antecipa a colação de duas alunas por um motivo nobre: ambas, após se destacarem no curso de Engenharia de Materiais, também já começam a fazer sucesso no mercado. Aylanna Priscila encerrou sua trajetória na graduação nesta sexta-feira (2/2), e Maria do Carmo cola grau na próxima semana. Cada uma, no entanto, parte para uma área diferente de atuação.

Aylanna pretende se dedicar à linha acadêmica. “Não era exatamente um sonho ser professora. Eu queria provar um pouco de cada área para decidir o que fazer profissionalmente. Estagiei na indústria e conheci esse lado. Mas sinto que falta algo, e ensinar talvez seja o que me complete”, confessou a estudante.

Encerrando a etapa de graduação, e após estágio em grandes empresas como a Arconic (antiga Alcoa/PE), a aluna escolherá entre dois possíveis mestrados. Isso porque ela já está aprovada tanto no mestrado em Eng. de Materiais da UFCG como no da Universidade São Carlos (UFSCar), de São Paulo. Em ambos, ela foi a primeira colocada da disputa, com a nota máxima.

“As duas sempre foram alunas exemplares, não têm uma nota sequer abaixo da média. Aylanna, por exemplo, foi nota dez no estágio e nos dois mestrados que tentou, incluindo a Universidade de São Carlos, talvez a melhor da América Latina, e uma das melhores do mundo na área de Engenharia de Materiais”, comentou o professor Reginaldo Macedo, coordenador de graduação da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais da UFCG.

Com Coeficiente Rendimento Acadêmico nota 9, o maior de seu período, e pelas altas notas atingidas nas seleções, Aylanna já recebeu propostas inclusive de estudo na Alemanha. “Ela faria o primeiro ano no Brasil, e o segundo seria lá. Há propostas e convites de orientação para um mestrado sanduíche, e ela está avaliando todas as opções”, completou o professor.

Para se ter uma ideia, o Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos, criado em 1972, é pioneiro em inovação na área de materiais em toda América Latina. É também o primeiro departamento de Engenharia da UFSCar, bem como o pioneiro em engenharia de materiais no Brasil.

O currículo de Aylanna é extenso. Ela também foi selecionada no Programa Mulheres na Engenharia, em 2014. Tratava-se de dois anos de experiência, sendo um ano de curso de inglês com tudo pago e outro na fábrica.

A outra colação de grau, que acontecerá na próxima semana, será de Maria do Carmo. A universitária também é destaque desde que começou os estudos na UFCG. Esteve entre as selecionadas do Programa Mulheres na Engenharia e conquistou seu espaço no mercado de trabalho desde cedo. No entanto, escolheu um caminho diverso da área acadêmica: optou por permanecer no mercado, sendo contratada pela Arconic antes mesmo de receber o diploma.

O CCT parabeniza as estudantes e deseja toda sorte e muito sucesso às duas nas etapas que seguem.