Publicada resolução sobre Regime Acadêmico Extraordinário da UFCG

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) publicou nessa quarta-feira, 15, a Resolução N° 6/2020, que regulamenta o Regime Acadêmico Extraordinário (RAE) e trata da oferta de atividades de ensino e aprendizagem remotas durante a execução do período suplementar 2020.3, no cenário de excepcionalidade sanitária provocada pela COVID-19.

Estão autorizadas as seguintes atividades: oferta de disciplinas em ambiente virtual de aprendizagem; orientação e defesa de trabalho de conclusão de curso; orientação de práticas e estágios, obedecendo às respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais; realização de seminários, palestras, minicursos online, lives, webinários, workshops, oficinas, eventos técnicos, científicos e culturais; e oferta e participação em cursos abertos e/ou à distância.

As atividades acadêmicas planejadas para o período letivo 2020.1, que estão suspensas por conta da pandemia, serão mantidas no Sistema de Controle Acadêmico Online (SCAO), sendo repactuadas quando houver possibilidade de retorno das atividades presenciais.

Calendário

O calendário para efetivação do RAE está sendo elaborado e será divulgado dentro dos próximos 30 dias, bem como orientação de matrícula dos alunos interessados, uma vez que o período suplementar 2020.3 não é obrigatório. A previsão é que as atividades do RAE tenham duração de 3 meses e sejam finalizadas na primeira quinzena de dezembro.

Alunos em vulnerabilidade socioeconômica

Para os alunos em vulnerabilidade socioeconômica que desejam participar do RAE e precisam de auxilio para realizar as atividades, a UFCG aguarda posicionamento do Ministério da Educação (MEC), que através da Rede Nacional de Pesquisa ( RNP), está viabilizando a licitação com as operadoras para oferta de melhor pacote de internet. As regras para concessão do auxílio seguirão as mesmas já adotadas nos programas de Assistência Estudantil.

Educação Infantil e Ensino Médio

A oferta de Educação Infantil, feita na UFCG pela Unidade Acadêmica de Educação Infantil (UAEI), com crianças da creche e pré-escola, não será realizada por meio virtual. Serão enviadas às famílias sugestões de propostas interacionais de caráter lúdico, recreativo e criativo, na perspectiva do desenvolvimento e fortalecimento das dimensões afetivas e socioemocionais das crianças, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. A avaliação e acompanhamento do desenvolvimento, bem como reposição das aulas, deverão ocorrer apenas quando as atividades presenciais forem retomadas, podendo adentrar o ano de 2021.

Para a Unidade Acadêmica Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (UAETSC), estão previstas oferta de disciplinas, realização de seminários, palestras, minicursos online, lives, webinários, workshops, oficinas, eventos técnicos, científicos e culturais e oferta e participação em cursos abertos e/ou científicos. Será mantido o vínculo online com envio de sugestões de propostas de estudos, material, leituras e pesquisas.

O texto completo do RAE pode ser conferido aqui.

(Ascom UFCG)