Projeto do Radiotelescópio Bingo, instalado em Campina Grande, é destaque no jornal Estadão, de São Paulo

Um projeto desenvolvido em Campina Grande foi destaque no Jornal ‘O Estado de São Paulo’ nesta semana. Trata-se do Radiotelescópio Bingo (sigla em Inglês para Oscilações Acústicas de Baryon em Observações de Gás Neutro), um trabalho internacional liderado pela Universidade de São Paulo (USP), com a participação de cientistas da UFCG, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e de organismos internacionais do Reino Unido, Suíça, Uruguai, França e China.

A matéria tem como título “Radiotelescópio construído no Brasil vai investigar a evolução do Universo”. Ela pode ser conferida na íntegra apenas por assinantes. Para acessá-la, CLIQUE AQUI.

“Mais do que divulgação, na UFCG nós estamos gerenciando o processo de instalação da corneta e temos trabalhado em conjunto com a colaboração na captação de sinais, na construção do radiotelescópio, no desenvolvimento de modelagens teóricas que podem ser testadas com os dados futuros e também em simulações para ajudar a melhoria do design e a detecção dos chamados pulsos rápidos de rádio, que pretendemos medir com a atual corneta”, explicou o professor João Rafael, da Unidade Acadêmica de Física (UAF/UFCG), um dos envolvidos com o projeto.

A Corneta Bingo que entrará em operação se encontra na Universidade Federal de Campina Grande, campus sede.

Para entender melhor sobre o projeto do Radiotelescópio Bingo, leia também: