Projeto de lei voltado a Ciência, Tecnologia e Inovação é apresentado em Campina Grande

Foi apresentado na tarde da última quinta-feira (12/7) o projeto de lei que institui em Campina Grande a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). Encabeçado pelo vereador Lucas Ribeiro (Progressistas-PP), a ideia é criar também o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e, ainda, um conselho consultivo, além de estabelecer um fundo de fomento à inovação tecnológica em Campina Grande, ajudando a promover, inclusive, atividades de pesquisas aplicadas de impacto direto sobre o cotidiano da cidade e estimulando atividades inteiramente conectadas ao perfil do município.

“Campina Grande é uma cidade que tem forte vocação para ciência, tecnologia e inovação. Seu perfil social e acadêmico, a riqueza do material humano qualificado que possui, a expertise já existente, sua condição de polo tecnológico diferenciado, essas qualidades, enfim, são reais e representam um potencial ainda com grande capacidade de ser explorado, e isso para o bem de toda população”, comentou o vereador Lucas Ribeiro.

A apresentação do projeto aconteceu na Câmara Municipal de Campina Grande e contou com representantes de diversas instituições da cidade, inclusive da Universidade Federal de Campina Grande. Participaram das explanações o analista de sistemas do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCG), Danyllo Albuquerque, e o professor Nilton Silva, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química e coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT). Também palestraram o advogado Rijkaard Dantas de Santana e a professora Morganna Tito, todos integrantes do Grupo de Trabalho que atuou na redação do projeto.

“Seremos pioneiros no norte e nordeste na criação de uma lei que regulamenta ações de CTI. Nossa cidade detém qualificada mão de obra, e a maioria dos esforços de pesquisa e desenvolvimento (P&D) realizados em nosso município são para resoluções de problemas externos, seja de outras cidades, estados ou mesmo de outros países. A criação e o fortalecimento de um sistema de CTI com fomento municipal pode viabilizar que os esforços de P&D sejam canalizados para soluções de problemas do nosso município. Isso tende a gerar empregos, reter boa parte do capital humano qualificado, tornar eficientes as ações do poder municipal em todas as esferas e fornecer melhor qualidade de vida aos munícipes”, explicou Danyllo.

O projeto, fruto de um trabalho que vem acontecendo há cerca de um ano, e que também já passou por fases de discussões públicas, será votado em breve na Câmara Municipal.

Confira na íntegra o Projeto de Lei clicando AQUI.