Projeto “As Mulheres na Engenharia e o Ensino Médio”, da UFCG, será destaque em evento nacional

O Centro de Ciências e Tecnologia estará representado, na próxima semana, em evento nacional. É que as ações desenvolvidas no âmbito do projeto “As Mulheres na Engenharia e o Ensino Médio”, desenvolvido na Universidade Federal de Campina Grande, serão apresentadas no I Simpósio Brasileiro Mulheres em STEM, que acontecerá nos dias 13 e 14 de março, no Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), em São Paulo.

O projeto é coordenado pela professora Dra. Vilma Maria Sudério, com financiamento pelo programa de bolsas de extensão PROBEX/UFCG, e desenvolvido na Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais (UAEMa). Ele realiza diversas ações para despertar o interesse das meninas pela área de Engenharia. No total, 300 alunas do Ensino Médio da rede pública já passaram pelas atividades desenvolvidas, dentre as quais se destaca a realização de oficinas de experimentação tecnológica e as visitas aos laboratórios da UFCG para apresentar o ambiente acadêmico e as pesquisas desenvolvidas.

Já o Simpósio Brasileiro Mulheres em STEM tem por objetivo reunir representantes e participantes de projetos e iniciativas com propósitos de atrair jovens meninas e manter jovens estudantes e profissionais nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

“Participar do Simpósio tem uma importância imensa nesse processo, pois é uma forma de compartilhar experiências com projetos de todo o Brasil e, com isso, criar uma rede de relacionamentos entre os projetos e as iniciativas, analisando o panorama atual das Mulheres em STEM. O resultado é a formulação e o fortalecimento de diretrizes e políticas de Ciência e Tecnologia na área”, explicou a professora Vilma Sudério. “Contamos com a participação de uma equipe de bolsistas e voluntárias, alunas dos cursos de Engenharia de Materiais, Engenharia Civil e Engenharia de Produção do programa PROBEX e alunas do Ensino Médio da rede pública da cidade de Campina Grande”, completou.