ALUNOS DA UFCG PARTICIPAM DE EVENTO INTERNACIONAL DE MATEMÁTICA

No período de 30 de Janeiro à 3 de Fevereiro os alunos do Programa Associado UFCG/UFPB de Doutorado, Ismael Sandro da Silva, 25 anos, Pedro Fellype da Silva Pontes, 27 anos, e Renan Jackson Soares Isneri, 27 anos, participaram do ICMC Summer Meeting on Differential Equations – 2023 Chapter, na cidade de São Carlos, SP.

Os alunos tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos em forma de pôster, frutos de seus tópicos de pesquisa no doutorado. Os títulos dos temas expostos versaram sobre temas relevantes no estudo das Equações Diferenciais e abrageram distintas linhas de pesquisas e problemas atuais da Teoria das Equações Diferenciais e Análise Não Linear. Os temas apresentados foram os seguintes:

1° – New minimax theorems for lower semicontinuous functions and applications – Ismael Sandro da Silva, sob orientação do Prof. Dr. Claudianor Oliveira Alves.

2° – A global result for a degenerate quasilinear eigenvalue problem with discontinuous nonlinearities. Pedro Fellype da Silva Pontes, sob orientação do Prof. Dr. Jefferson Abrantes

3° – Existence of heteroclinic and Saddle type solutions for a class of quasilinear problems in whole $\mathbb{R}^2$ – Renan Jackson Soares Isneri, sob orientação do Prof. Dr. Claudianor Oliveira Alves.

O evento contou com alguns dos maiores nomes da matemática mundial na área das Equações Diferenciais e para os alunos foi uma experiência impar. Ter o contato com matemática de alto nível, culturas diferentes, pôr em prática tudo que foi aprendido em sala de aula e vencer a barreira da língua inglesa foi algo marcante para cada um deles.

Para o professor Dr. Jefferson Abrantes, a experiência atesta “a importância das atividade de pesquisa, bem como dos projetos de fomento os quais foram imprescindíveis para o desenvolvimento das pesquisas e da participação dos discentes doutorandos num evento de notável relavância, possibilitando divulgação e o contato com pesquisadores de alto nível em Matemática”.