Professores realizam estudo sobre impacto do retorno das atividades escolares presenciais durante pandemia

Dois professores do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande realizaram um estudo sobre o impacto de um possível retorno das atividades presenciais em escolas de Campina Grande durante a pandemia de Covid-19. Severino Horácio (UAMat) e Michelli Barros (UAEst) consideraram alguns cenários e calcularam o número de pessoas a que cada aluno estaria exposto, bem como o número de possíveis contatos cruzados entre eles, obtendo distintas projeções para entender qual seria o tamanho da exposição das crianças ao vírus no ambiente escolar.

“Para deixar a análise mais didática, simulamos uma situação real. Para isso, inicialmente, podemos supor uma sala de aulas com 10 alunos e um professor, com cada um desses alunos morando apenas com seus pais e um irmão, e o professor morando com seu cônjuge e mais dois filhos”, explicaram os autores. Os resultados, então, vão sendo apresentados através de gráficos, como o ilustrado abaixo:

No trabalho, eles ainda realizam uma análise de como deveriam ser as salas de aula, em termos de área e disposição das carteiras, para que sejam atendidas as recomendações da Organização Mundial da Saúde quanto ao distanciamento social.

Para conferir a pesquisa na íntegra e seus resultados, acesse o link abaixo: