PROFESSORES DO CCT APARECEM EM RANKING INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA

A Universidade Federal de Campina Grande apresenta um total de 127 pesquisadores que figuram na lista AD Scientific Index 2024 (Alper-Doger Scientific Index) – sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica dos cientistas. Dentre os 127 pesquisadores, 35 professores integram o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UFCG.

A classificação, divulgada no dia 23/06, é publicada anualmente em parceria com a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

O sistema usa os valores totais e dos últimos 6 anos, em três indicadores: os estudos científicos, como artigos e livros, que tenham recebido 10 ou mais citações; o índice calculado com base no número de vezes que um artigo foi citado e as pontuações de citação no Google Acadêmico.

Foram avaliados cientistas de 11 disciplinas, 256 campos, 22.350 instituições e 218 países.

O professor Eduardo Passos da Unidade Acadêmica de Física expressou contentamento com o resultado do esforço e trabalho empregado pela comunidade integrante do CCT. “É com grande alegria que a gente recebe a notícia de aparecer rankeado nessa pesquisa de um instituto internacional. Isso é fruto de um trabalho que está sendo realizado na nossa Unidade Acadêmica de Física apoiado pela atual gestão que tem uma política muito voltada para pesquisa – principalmente na distribuição de carga horária,” afirmou Eduardo. O professor destaca a importância dos órgãos de financiamento (FAPESQ, CAPES e CNPQ) que fomentam a realização e condução das pesquisas de maneira expressiva. Eduardo ainda menciona a contribuição do ranking para a visibilidade da unidade dentro da instituição. “Além de mim, também tivemos outros docentes da Unidade Acadêmica de Física que também aparecem muito bem nesse ranking – a exemplo do professor Francisco de Assis de Brito, ocupando a 19ª posição com destaque,” completou o professor.

Para acessar o ranking completo, clique aqui.

Confira a seguir a lista completa de professores do CCT que aparecem no ranking internacional.

Adriano Batista
Ana Cristina Figueiredo de Melo Costa