PROFESSORA DA UFCG É EMPOSSADA COMO PRESIDENTE DO CONSELHO ADMINISTRATIVO DA EMBRAPII
A professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Francilene Garcia, foi empossada como presidente do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), marcando a primeira vez que uma mulher assume o cargo em 12 anos da instituição. Com uma sólida carreira acadêmica e ampla experiência em ciência, tecnologia e inovação em gestão pública, ela chega ao cargo em um momento considerado estratégico para fortalecer parcerias com a indústria, ampliar a pesquisa aplicada e consolidar o modelo de apoio à inovação tecnológica no país.
A professora e pesquisadora tem uma carreira que inclui liderança de ambientes de inovação e participação em conselhos nacionais de ciência e tecnologia. Ao assumir, Francilene destacou a importância da Embrapii como instrumento de articulação entre políticas industriais e científicas e ressaltou a necessidade de um planejamento de médio e longo prazo para enfrentar desafios como as transições digitais e climáticas. “O mundo mudou. Vivemos transições climáticas, digitais, geopolíticas, além de desafios agravados pela crise sanitária recente. A Embrapii, com seu modelo descentralizado e já bem-sucedido, precisa se preparar para assumir novos desafios e atuar com maior capacidade de planejamento de médio e longo prazo”, enfatizou a atual presidente do Conselho de Administração da instituição.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado.
Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
(Ascom CCT, com informações da Embrapii)