Professor da Universidade da West Virginia (EUA) vai ministrar palestra na UFCG

O IRIDIUM, laboratório do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande, em parceria com a West Virginia University (WVU), nos Estados Unidos, promoverá, no dia 6 de agosto, uma palestra especial na área de controle, otimização e desenvolvimento de sistemas energéticos. O evento será ministrado pelo professor Dr. Fernando Lima, responsável pelo grupo de pesquisa CODES (Control, Optimization and Design of Energy Systems) e membro da equipe de desenvolvimento do AVESTAR (Advanced Virtual Energy Simulation Training And Research).

A UFCG e a WVU possuem uma parceria ativa desde 2015 e vêm desenvolvendo trabalhos em conjunto com o Iridium no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da instituição paraibana.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas AQUI. A programação terá início a partir das 14h, com duração até as 18h, e acontecerá no auditório do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da UFCG. Toda a comunidade acadêmica pode participar, desde alunos a professores. As vagas, no entanto, são limitadas.

A palestra do professor Dr. Fernando Lima terá como tema “Desafios e Oportunidades em Controle, Otimização e Design de Energia e Sistemas Sustentáveis (Challenges and Opportunities in Control, Optimization and Design of Energy and Sustainable Systems). Ela irá abordar temas relacionados às áreas de pesquisa desenvolvidas com foco em Tecnologias Energéticas, Mecatrônica, Modelagem, Otimização, Controle e Automação para Unidade de Processamentos Químicos.

“Haverá inúmeras atividades, reuniões com grupo de pesquisa, e estudantes serão pré-selecionados para um possível doutorado na Universidade da West Virginia. É uma oportunidade única, e aconselhamos que os alunos aproveitem ao máximo”, comentou o coordenador do Iridium, professor Heleno Bispo, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química (UAEQ). “A WVU possui parcerias muito semelhantes às que temos aqui na UAEQ, com multinacionais. Isso mostra que estamos em sintonia com as ferramentas de ponta, desenvolvemos temas em áreas semelhantes. E tudo isso facilita a construção desta parceria. A vinda do professor Fernando é uma demonstração do bom trabalho e da credibilidade que estamos apresentando à comunidade”, finalizou o professor.