Professor da UFCG publica novo relatório com previsões sobre número de casos e óbitos pela Covid-19

A tendência é que o número de novos casos confirmados pela Covid-19 no Brasil siga em crescimento na próxima semana. Essa foi a conclusão a que chegou o professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP/CCT), em novo relatório de pesquisa divulgado nesta terça-feira (4/8). O trabalho analisa os dados da pandemia e estima os números da doença para a semana seguinte.

“A tendência de alta foi observada na semana que se passou, tendo, inclusive, o dia com maior recorde diário, de 69.074 casos. Esse aumento pode estar ligado ao relaxamento das atividades econômicas, ou à interiorização dos casos para as regiões sul e centro-oeste”, explicou o professor.

Por outro lado, segundo o autor do trabalho, o número de óbitos tende seguir estável, sem grandes variações. No entanto, ainda contabilizando mais de mil mortos por dia no País.

A Paraíba, por sua vez, também apresenta tendência de crescimento nos números até o próximo sábado (8/8), apesar de se constatar menor velocidade.

Os números de casos para Brasil, São Paulo, Paraíba, João Pessoa e Campina Grande, projetados para esta semana, são, em ordem: 3,03 milhões; 625.022; 91.363; 23.256 e 11.428 mil. Os óbitos, respectivamente, serão, aproximadamente, 100.719; 24.753; 1.999; 709 e 239.

O projeto estuda dados obtidos através do site da Universidade Johns Hopkins (EUA) e do Ministério da Saúde e governos de PB e SP. Também conta com a colaboração do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).

Para acessar o Relatório na íntegra, clique no link abaixo: