Professor da UFCG cria lojas virtuais para pequenos negócios enfrentarem pandemia

Diante de um cenário de incertezas, especialmente econômicas, em que o Brasil e o mundo enfrentam a pandemia do coronavirus (COVID-19), o professor João Arthur Brunet Monteiro, do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), resolveu ajudar pequenos comerciantes usando seus conhecimentos técnicos para criar gratuitamente lojas virtuais.

A iniciativa, batizada de Mercado Solidário, conta com a adesão voluntária de alunos e ex-alunos do curso, bem como estudantes de outras instituições e profissionais de empresas da cidade.

A ideia é atender quem não tem recurso para implantar uma loja virtual, a exemplo de feirantes, mercadinhos de bairro, espetinhos, vendedores de água, doceiros, entre outros. O professor conta que a iniciativa partiu após ajudar um amigo. “Ele me pediu para fazer um site simples no qual ele pudesse expor seus produtos e um telefone para contato, para poder vender pelo telefone. Eu fiz o site, mas depois notei que vários outros comerciantes pudessem estar na mesma situação. Então acabei decidindo montar um projeto e convidar voluntários para atender mais pessoas”, revela.

Após reunião com os voluntários, o projeto foi iniciado na manhã desta quinta-feira, dia 26, e já conta com dois projetos implantados e a equipe já trabalha em mais uma dezena de outras solicitações.

Os comerciantes interessados em participar da ação podem preencher o formulário online que a equipe entrará em contato. Acesse:: http://bit.ly/cc-empresas.

(Ascom/UFCG)