PROFESSOR DA UFCG, COORDENADOR DO POLO PB, PARTICIPA DA CONCLUSÃO DA PRIMEIRA TURMA DO POLO RN/PB DO NE 4.0

O professor Heleno Bispo da Unidade Acadêmica de Engenharia Química do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) coordenou o projeto do Programa de Pós-graduação Indústria 4.0 desenvolvido em parceria com UPE, SUDENE, IMD e FIERN/COINCITEC — além da participação das empresas Guararapes, Dois A Engenharia, Grupo 3 Corações, BQMIL, Água Mineral Cristalina, PRODUMAR e Coco & Cia. Além disso, as empresas paraibanas Coteminas, Natural Nuts, Cervejaria Femme, SJP móveis, Incomel, Essanto, Cachaçaria Triunfo e Matuta também participaram do programa de maneira remota. No último sábado (15/04) aconteceu a solenidade de encerramento do polo RN/PB na sede do Instituto Metrópole Digital, em Natal – RN.

Os especialistas formados na pós-graduação atuaram de modo integrado no desenvolvimento de tecnologias de análise, tratamento de dados, inteligência artificial, internet das coisas e outras tecnologias inovadoras voltados para o contexto dos problemas cotidianos enfrentado pelos profissionais no mercado de trabalho. Profissionais de diversos estados da Região Nordeste, como Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Ceará, participaram da capacitação. Além de aprimoramentos tecnológicos e digitais, o curso proporcionou também resultados referentes à contratação de especialistas em TI nas empresas do Rio Grande do Norte.

Os empresários e gestores destas empresas acreditaram no projeto, comprometendo-se com a construção e aplicação das tecnologias, repercutindo em investimentos financeiros de valores expressivos para assegurar êxitos nos processos industriais desenvolvidos durante o curso.

Para o professor Heleno Bispo, a aplicação do projeto foi desafiadora, uma vez que a participação da Paraíba no programa não foi configurada como polo, e sim, subpolo de atuação. “Graças a essa modalidade remota, nós conseguimos juntar esse pessoal de diversas da paraíba para terem essa especialização”, afirma o professor. Heleno ainda explica que uma segunda edição desta iniciativa já está em fase de planejamento, com a possibilidade da Paraíba tornar-se polo de atuação do programa, com apoio da SUDENE para a criação de um núcleo de transformação digital em Campina Grande.

“A notícia é muito boa para nós que estamos à frente do projeto, pois é algo que pode tornar-se uma política pública contínua para capacitação; e que as nossas empresas, principalmente da Região Nordeste e da Paraíba, possam se destacar frente às outras que também estão em busca dessa capacitação e competitividade digital que o mundo todo busca”, completa o professor.

Confira fotos do encontro de encerramento do curso a seguir: